Cantar às Estrelas vai contar com grupo de emigrantes de Montreal
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu ao reeditar do Convívio Ribeiragrandense de Montreal, um encontro que não se realizava desde 2008 e que juntou cerca de quatro centenas de emigrantes e seus descendentes que responderam afirmativamente ao desafio.
“Este convívio não acontecia desde 2008 e surgiu do desafio lançado ao empresário Ildeberto Silva e sua esposa”, explicou Alexandre Gaudêncio. A forte adesão de emigrantes ao convívio “não foi surpresa”, acrescentou o autarca, ciente de que “estes são momentos que os nossos emigrantes apreciam.”
Durante o convívio, o presidente da Câmara da Ribeira Grande destacou a “ligação do município à cidade irmã de Laval” e manifestou a intenção de “retomar e aprofundar as ligações com a comunidade ribeiragrandense radicada na província do Quebeque.”
O primeiro passo será dado no início do próximo ano, aquando de mais uma edição do Cantar às Estrelas, festividade na qual “participará um grupo de emigrantes que deslocar-se-á à Ribeira Grande para integrar o desfile”, anunciou o edil.
Alexandre Gaudêncio lembrou, ainda, que todos aqueles que queiram investir no concelho têm, ao seu dispor, o Gabinete de Apoio ao Emigrante. “É uma estrutura que pretende dar resposta a um conjunto de necessidades identificadas e que agiliza as questões burocráticas no que concerne aos investimentos que pretendam realizar na Ribeira Grande”, explicou.
“Através do Gabinete de Apoio ao Emigrante podem colocar todas as dúvidas que queiram ver esclarecidas, seja para resolver questões de compra/venda de casas ou terrenos, questões relacionadas com procurações ou, até mesmo, investimentos que queiram levar a efeito no concelho”, vincou Alexandre Gaudêncio.