Câmara da Ribeira Grande implementa novo programa de gestão de ação social
A Câmara da Ribeira Grande está na primeira linha da inovação e implementação de ferramentas que proporcionem respostas informáticas que permitem uma maior celeridade no acesso aos processos existentes e desenvolvimento de trabalho em prol dos munícipes.
É com esse propósito que está a decorrer uma formação na divisão de Ação Social e Educação tendo em vista a implementação do novo programa de Gestão de Ação Social (GAS), através do qual a sistematização de dados factuais atualizados permite uma melhor observação e avaliação dos problemas sociais.
A vice-presidente da autarquia, Tânia Fonseca, tem acompanhado as ações de formação e explicou em que consiste o novo programa. “O GAS assenta a sua funcionalidade na dinâmica do processo social, onde os técnicos de ação social efetuam todos os registos de apoio e interações com os agregados familiares no âmbito do apoio social efetuado que internamente, pelo município, quer externamente, pelas entidades sociais locais.”
“O registo centralizado de processos sociais, diferentes perfis de utilizador com níveis de permissões e acesso aos registos inseridos garantem a confidencialidade dos processos”, acrescentou Tânia Fonseca.
O programa de Gestão de Ação Social permite ainda a inserção e manutenção dos programas de apoio social, caracterização das áreas de intervenção social, inserção, manutenção e atribuição de respostas sociais e atribuição dos tipos de apoio inerentes às respostas sociais do município.
“Pretende-se, desta forma, condensar/unificar, sistematizar e proporcionar um acesso célere a toda a informação vertida nos processos existentes, proporcionando um serviço de apoio mais rápido e eficaz”, vincou a vice-presidente, para quem “a vanguarda neste tipo de ação reforça a qualidade do serviço público que a autarquia fornece a quem mais precisa.”