Câmara abre concurso para requalificação do antigo matadouro
A Câmara da Ribeira Grande lançou a concurso a empreitada de reabilitação do antigo matadouro, situado no centro da cidade, edifício do século XIX que se encontra fechado há vários e ao qual o executivo camarário presidido por Alexandre Gaudêncio pretende dar novas funcionalidades transformando o espaço numa incubadora de empresas de base local e dotando-a dos equipamentos necessários ao seu funcionamento.
“A intervenção que projetamos pretende devolver utilidade a um espaço que caiu em desuso e, em simultâneo, salvaguardar a contínua degradação e desvalorização do mesmo. Situando-se numa zona central da cidade com ampla margem de desenvolvimento, entendemos avançar com esta obra no imediato”, explicou o presidente da autarquia,
Alexandre Gaudêncio acrescentou que as obras previstas vão “valorizar o espaço em si e dar uma nova imagem a quem circula na rua do Estrela, pois para além deste requalificação, já intervencionamos o mercado municipal e temos outros projetos previstos para uma zona em expansão.”
A requalificação do antigo matadouro vai “potenciar uma nova vivência no local através de um desenvolvimento urbano moderno sem descaracterizar o edificado existente que é de valor singular, conjugando o passado com o presente, com olhos postos no futuro”, referiu o edil.
A empreitada, orçada em cerca de 290 mil euros, pretende transformar o antigo matadouro num amplo espaço multiusos com cafetaria, áreas administrativas, áreas de acolhimento de visitantes, instalações sanitárias, gabinetes/oficinas autónomas, arrecadação, posto de turismo, oficina de cerâmica e oficina de cozinha.
As intervenções projetadas são financiadas a 85% por fundos comunitários, aprovada que foi a candidatura submetida pela autarquia para o efeito. A incubadora de base local funcionará através de parcerias que criem um conjunto de iniciativas tendentes à prossecução da estratégia definida.