Biblioteca Municipal Daniel de Sá acolhe exercício “A Terra Treme”
Na passada quarta-feira, dia 9 de novembro, decorreu, um pouco por todo o país, o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, iniciativa a que a Câmara Municipal da Ribeira Grande se associou.
A ação foi dinamizada pelo Gabinete de Proteção Civil da autarquia, inserindo-se no plano de atividades da Biblioteca Municipal Daniel de Sá, e teve como objetivo primordial alertar a população para o risco sísmico, assim como sensibilizar a mesma para a importância da adoção de três gestos que podem salvar vidas em caso de ocorrência de um sismo: baixar, proteger e aguardar.
Participaram no simulacro crianças da turma do pré-escolar liderada pela educadora Célia Abranches, do grupo M da Escola Gaspar Fructuoso, grupo este que integra os projetos “Um livro, um sorriso” e “A Formiga Alfabeta”, desenvolvidos pela biblioteca municipal.
Na ocasião, as crianças assistiram a um vídeo explicativo dos comportamentos a adotar e ouviram as explicações do técnico da Proteção Civil, tendo-se seguido, às 10h09, o toque da sirene, dando o mote para o início do exercício.
A vereadora Cátia Sousa acompanhou toda a ação realizada na Biblioteca Municipal Daniel de Sá, e que ocorreu, em simultâneo, em todo o país, participando, inclusivamente, na atividade.