Autarquia da Ribeira Grande reforça Apoios Desportivos
Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, marcou presença no evento comemorativo do 33.º aniversário do Maia Clube dos Açores, que se realizou na passada terça-feira, naquela freguesia.
Na ocasião, o autarca congratulou o clube desportivo pela efeméride, dando nota da proatividade e da importância do mesmo para o concelho.
“O Maia Clube dos Açores é uma referência na qualidade que imprime na formação dos seus atletas. Prova disso, é a exigência que coloca, todos os anos, nos seus escalões de formação, onde os seus treinadores e dirigentes são devidamente qualificados”, referiu o Edil.
Alexandre Gaudêncio, aproveitou, ainda, para enumerar as diversas iniciativas que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito do desporto, dando como exemplo os apoios atribuídos, anualmente, aos clubes desportivos.
“Todos os anos dedicamos uma percentagem do nosso orçamento para o desporto. É nossa intenção, para 2023, reforçar os apoios aos clubes, através da alocação de 285.000 euros ao regulamento de apoio ao desporto e às inscrições dos atletas federados”, disse.
Recorde-se que a autarquia da Ribeira Grande é a única, na região, a ter um protocolo com as diversas associações desportivas, que, para além do apoio financeiro aos clubes, permite pagar as inscrições dos atletas federados. Em 2022, a Câmara Municipal apoiou, diretamente, dezasseis clubes sedeados no concelho, assim como a inscrição de cerca de 1.000 atletas federados, de diversas modalidades desportivas.
O Maia Clube dos Açores tem, atualmente, cerca de 80 atletas, na modalidade de futsal, contando, pela primeira vez, com uma equipa de futsal adaptado.