Alexandre Gaudêncio Recebe Fundador da “Fair Pay Foundation”
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, recebeu o Sir. Sheikh Aliur Rahman, fundador da “Fair Pay Foundation” e presidente do grupo “London Tea Exchange”, no passado dia 7 de março nos Paços do Concelho.
A Fair Pay Foundation é uma iniciativa do Instituto de Formação e Pesquisa da Organização das Nações Unidas (UNITAR), em parceria com a London Tea Exchange, criada com a ambição de erradicar a pobreza em todo o mundo, com especial atenção para os grupos e comunidades mais vulneráveis.
“Estamos muito honrados com a presença dos responsáveis deste projeto, que viram no nosso concelho uma oportunidade para participarmos nesta rede mundial.” afirmou Alexandre Gaudêncio.
O convite surgiu através da fábrica de Chá Gorreana, que através do seu produto, despertou interesse na fundação.
“O nosso concelho é o único sítio da Europa onde se produz chá, a segunda bebida mais consumida mundialmente. O compromisso assinado hoje tem em conta a justa remuneração, igualdade de género e boas práticas no mundo laboral.” acrescentou o autarca.
Por outro lado, Sir. Sheik Aliur Rahman, afirmou que: “Os Açores têm muito boas práticas que podemos partilhar com o mundo e dizer [que] este produto veio da Europa, veios das ilhas açorianas”, tendo realçado a qualidade do produto açoriano.
“Vocês sabem que o chá dos Açores é famoso. Eu sei. Mas, queremos fazer deste produto único e selecioná-lo”, frisou.
Presentes na cerimónia estiveram também Sir Asif Bajwa, embaixador da fundação, os vereadores Cátia Sousa e João Dâmaso Moniz, bem como Armando Calado, embaixador português da fundação e Lauran Bush, chefe de gabinete da “London Tea Exchange”.
No final da cerimónia protocolar foram assinadas as declarações do “Fair Pay Charter” com a Associação de Municípios dos Açores e a Fábrica de #ribeiragrande
A comitiva visitou depois o projeto “Terras de Chá”, na Lombinha da Maia e as instalações da Fábrica de Chá Gorreana.