Alexandre Gaudêncio faz balanço positivo das festas do Espírito Santo
O município da Ribeira Grande promoveu durante o último fim de semana a festa em honra do Espírito Santo, em formato híbrido, divulgando os eventos por via digital de modo a cumprir com as recomendações de segurança em vigor. A iniciativa surgiu na sequência do município ter ficado responsável pela organização do Império da Trindade do qual fazem parte as ruas East Providence e da Praça e os largos Gaspar Frutuoso e Hintze Ribeiro.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhou as celebrações e fez um balanço positivo da iniciativa. “As festividades, que decorreram em formato híbrido, foram um exemplo de responsabilidade na preservação das nossas tradições”, disse.
Em virtude das restrições devido à pandemia, a autarquia, que é responsável pelas festas do Império da Trindade, “não quis deixar passar a data sem assinalar o momento através de eventos on-line, sendo que os eventos presenciais limitaram-se à abertura do Quarto do Espírito Santo onde estavam expostas as coroas e as bandeiras e a celebração eucarística.
“Nas visitas ao Quarto do Espírito Santos, que estava instalado no Salão Nobre, havia um limite de cinco pessoas em simultâneo, não ultrapassando os quinze minutos de permanência, sendo obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos à entrada dos Paços do Concelho”, vincou Alexandre Gaudêncio.
As tradicionais folias do Espírito Santo e as cantigas ao desafio foram transmitidas on-line e geraram um alcance superior às 15 mil visualizações, números que aferem de forma inequívoca o impacto positivo que os eventos associados ao Espírito Santo têm nas pessoas, não só pela fé que nele depositam e por permitirem uma aproximação numa altura em que as festividades estão suspensas.
“A Câmara da Ribeira Grande tem sabido adaptar-se aos novos tempos, não descurando a programação cultural e apostando nos talentos locais como forma de divulgarem o seu trabalho”, acrescentou Alexandre Gaudêncio, autarca que confirmou que “devido às restrições impostas, a autarquia ficará novamente responsável pelas festas no próximo ano, altura em que se prevê já ser possível voltar a realizar eventos presenciais.”