Alexandre Gaudêncio elogia elevada participação no Orçamento Participativo Jovem
A Câmara da Ribeira Grande vai investir cem mil euros na concretização dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2021, iniciativa que contou com uma taxa de participação por parte dos alunos do concelho acima dos 60%.
Dividido nas vertentes escolar e concelhio, o Orçamento Participativo Jovem da Ribeira Grande vai permitir a cobertura do recreio na escola António Augusto da Mota Frazão, na freguesia do Pico da Pedro, projeto que venceu na vertente concelhia.
Na vertente escolar saíram vencedoras as propostas ginásio fitness (escola básica/integrada da Maia), promoção do exercício físico (escola Gaspar Frutuoso), parque aprende brincando (escola Luísa Constantina) e instalação de torniquetes inteligentes (escola secundária da Ribeira Grande).
A cerimónia de divulgação dos resultados teve lugar no Teatro Ribeiragrandense e contou com a presença da maioria dos proponentes, bem como do presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pela vereadora Cátia Sousa e pela equipa que desenvolveu o projeto no terreno.
Alexandre Gaudêncio salientou a elevada taxa de participação por parte dos jovens apesar das difíceis circunstâncias devido à pandemia. “Não fosse a pandemia, que a todos nós veio alterar as rotinas, a taxa de participação seria, com certeza, ainda maior”, destacando que o papel do projeto foi cumprido.
“É para isso que servem os orçamentos participativos, ou seja, fazer com que participem ativamente na resolução de problemas que são identificados. O Orçamento Participativo Jovem foi criado para incentivar os mais novos a participarem numa sociedade mais inclusiva. Não é por acaso que alargamos o projeto a todos os estabelecimentos de ensino e a todos os alunos, desde o pré-escolar ao secundário, passando também pelo ensino profissional”, acrescentou.