Alexandre Gaudêncio realça investimento camarário em matéria de segurança
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, elogiou a “qualidade evidenciada pelos bombeiros da Ribeira Grande nas missões que realizam diariamente, contribuindo de modo indelével para o bem-estar e segurança da população”, disse, na sessão solene comemorativa do 144.º aniversário da corporação.
O autarca realçou, também, o apoio que a autarquia tem prestado aos bombeiros da Ribeira Grande. “A Câmara tem tido a preocupação de manter uma boa relação com a corporação de bombeiros e isso traduz-se num conjunto de parcerias que têm sido levadas a efeito e um montante financeiro superior aos 183 mil euros.”
Alexandre Gaudêncio deu como exemplos os protocolos estabelecidos que têm permitido “proporcionar aulas de hidroginástica a mais de cem idosos do concelho ou proporcionar a utilização da piscina, de forma gratuita, por parte das crianças e jovens em idade escolar. Para além disso, apoiamos as escolas com o transporte para visitas de estudos no autocarro dos bombeiros.”
Nos 144 anos dos bombeiros voluntários da Ribeira Grande, o presidente da edilidade também colocou o enfoque na segurança. “Temos tido a preocupação de investir na segurança dos agentes e exemplo disso é a formação em gestão de emergência que está a decorrer até maio. Revimos, atualizamos e criamos planos de segurança para os edifícios públicos municipais”, acrescentou.
O edil anunciou ainda a intenção de avançar com a construção de polidesportivo junto à corporação com o intuito de “dar resposta à crescente prática desportiva que se tem vindo a verificar no concelho e que também sirva de apoio aos próprios bombeiros, seja para treinos das equipas de manobras, seja para fomento da atividade desportiva junto dos elementos afetos à corporação.”
A concluir, Alexandre Gaudêncio, que se fez acompanhar na cerimónia pela vereadora Cátia Sousa, endereçou os parabéns à corporação dos bombeiros da Ribeira Grande e manifestou “orgulho e reconhecimento em todos aqueles que, ao longo dos mais de cem anos de vida da instituição, primam pela nobre causa de socorrer o próximo.”