“Incubadora Social é uma Mais-Valia para o Concelho”
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visitou ontem, 5 de fevereiro, a incubadora social do projeto Calços, tendo destacado a sua “mais-valia para o concelho”.
“Este projeto vem colmatar a necessidade de haver um local onde se possa produzir e vender produtos locais, com base em receitas dos nossos antepassados, sendo também um ponto de atração turística para quem nos visita.” reforçou o autarca no local, recentemente requalificado, localizado na antiga escola da Lombinha da Maia.
O projeto Calços nasceu através de uma iniciativa da Casa do Povo da Maia, em parceria com o Museu Carlos Machado e a Cresaçor, tendo merecido apoio dos fundos EEA Grants, bem como do Governo Regional dos Açores, Câmara Municipal e junta de freguesia da Maia. Tem como objetivo criar desenvolvimento sustentável, através dos fatores sociais, culturais e naturais, criando produtos que visam gerar valor acrescentado para a criação de novos postos de trabalho.
Para o efeito foi criada a marca “Terras de Chá” que serve para identificar os produtos produzidos naquele espaço, estando também disponíveis na fábrica de chá da Gorreana.
O novo espaço está já aberto ao público havendo o compromisso da autarquia em “promover o local, através de roteiros turísticos”, incentivando os locais e os turistas a visitarem o espaço, atendendo à proximidade com trilhos pedestres, uma atividade com cada vez mais adeptos.