Biblioteca Municipal Daniel de Sá celebra 10º Aniversário
A Biblioteca Municipal Daniel de Sá, espaço municipal que surgiu após a reconstrução de um edifício do século XVIII, celebrou ontem o seu 10º aniversário.
A abertura das suas portas ao público num espaço renovado e adaptado ocorreu a 18 de maio de 2015, o que veio permitir uma maior acessibilidade a estudantes, pesquisadores e restante população a um espaço de estudo, reflexão e contemplação.
A história da existência de uma biblioteca no concelho da Ribeira Grande remonta à sessão camarária de 13 de junho de 1875, surgindo a primeira referência à constituição da Biblioteca Popular da Ribeira Grande, sendo constituída em 1876.
Atualmente, o espólio da Biblioteca Municipal da Ribeira Grande conta com 43.315 títulos catalogados e disponíveis para empréstimo, mais os 1.973 títulos que integram a Biblioteca sobre Rodas.
Este espaço cultural tem acolhido a realização de muitos eventos como apresentações e lançamentos de livros, conferências, formações, apresentações de projetos, de empresas, formações e workshops, entre muitas outras atividades.
Ao nível do serviço educativo, a BMDS tem trabalhado em parceria com todas as escolas e IPSS do concelho, dinamizando atividades de promoção do livro e das histórias.
Ao longo destes dez anos de atividade, enquanto Biblioteca Municipal Daniel de Sá, visitaram a biblioteca 154.117 utentes e foram requisitados 25.963 livros.