50 Anos do 25 de Abril
A 25 de Abril de 1974, ao som de “Grândola Vila Morena”, as primeiras tropas saíam à rua para dar fim a um regime fascista, ditador e opressor, demarcando uma nova era na história de Portugal.
Este ano, cumpre ao país enaltecer esta data, que deu à nação o verdadeiro sentido de Liberdade.
Neste sentido, a Câmara Municipal da Ribeira Grande, consciente do simbolismo desta data, criou um programa de celebrações, tentando abranger várias áreas do conhecimento e das artes, em parceria com as escolas do Concelho, valorizando a importância de uma educação livre, que nasce da grande Revolução que foi o 25 de Abril.
O programa inicia no dia 20 de abril, com a inauguração da exposição que irá assinalar o 40º aniversário de uma das mais antigas Associações Culturais da concelho, “Pontilha: 40 Anos de Memórias” e que ficará patente no Museu Municipal.
Salienta-se ainda as Exposições de Rua produzidas pela Escola Secundária e pela Escola Básica e Integrada da Ribeira Grande, que enaltecem o papel das Mulheres daquela época, bem como a “Inauguração do Mural alusivo às Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril”, que será pintado por alunos do ensino secundário.
Já no Teatro Ribeiragrandense, decorrerá o espetáculo de teatro e música “A Rubra Flor da Fajã”, com a participação especial do grupo de alunos “Dos Vampiros à Gaivota”, do 6ºC, da EBIRG.
Destaca-se também a apresentação do vídeo documentário “Testemunhos do 25 de Abril”, produzido pela autarquia, e que retrata um conjunto de histórias recolhidas nas 14 freguesias do concelho.
Ainda, na vertente desportiva, irá decorrer a habitual Corrida da Liberdade, organizada pelo Município, em colaboração com a Associação de Atletismo da Ilha de São Miguel, carecendo de inscrição prévia.
Venha assinalar o 25 de Abril na Ribeira Grande!