Alexandre Gaudêncio Destaca Importância da Rede Municipal de CATL’S
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, destacou, no passado dia 18 de novembro, a importância da rede municipal de CATL’s (centro de atividade de tempos livres), durante a sessão de abertura do II Simpósio “Direito ao tempo livre, lazer e cultura, na infância e na juventude”, que decorreu no teatro Ribeiragrandense.
“Esta rede, criada em 2016, teve como objetivo suprimir a extensa lista de espera nos CATL’s existentes, mas também criar um novo serviço em freguesias onde não havia essa oferta. Em boa hora tomámos essa iniciativa porque hoje é já uma referência a nível regional.” referiu o autarca.
Atualmente com 350 crianças, 18 salas em 10 freguesias do concelho, a rede municipal de CATL’s emprega 45 pessoas e funciona em parceria com diversas instituições, nomeadamente: Casas do Povo do Pico da Pedra, da Ribeira Grande e da Ribeirinha; Centro Social e Paroquial de Santa Bárbara e Santa Casa do Divino Espírito Santo da Maia.
“Todos os anos temos investido na melhoria da rede, seja através ao aumento das remunerações aos funcionários da rede, seja com novos projetos para as nossas crianças. Este simpósio pretende relevar todo o trabalho desenvolvido pela rede, em particular para os diversos projetos que são feitos em parceria com a autarquia.” mencionou Gaudêncio, que adiantou:
“Para o futuro pretendemos incorporar na rede mais crianças com necessidades educativas especiais, numa clara aposta na inclusão.”
A rede municipal de CATL’s é gerida pela Cooperativa A Ponte Norte e tem como coordenador Paulo César Bulhões.