500 Anos Das Romarias Evocados Em Evento Na Ribeira Grande
A Câmara Municipal da Ribeira Grande associou-se ao evento, promovido pelo Movimento de Romeiros de São Miguel, que na noite do passado dia 8 de setembro, homenageou diversos Mestres de Romeiros, em sessão pública, a qual decorreu no Museu Vivo do Franciscanismo.
A iniciativa, que contou com a presença da Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, e do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, entre outros convidados, pretendeu dar destaque a um conjunto de Mestres de Romeiros e a um Sacerdote, que constituíram o primeiro grupo coordenador das Romarias de S. Miguel.
Um dos trabalhos mais relevantes desse grupo foi a segunda revisão do Regulamento dos Romeiros de S. Miguel, aprovado por D. António de Sousa Braga.
Na ocasião, o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, ele próprio também Romeiro, afirmou que as Romarias têm grande efeito positivo sobre as pessoas e sobre a forma como veem o seu papel na sociedade, motivando-as sobretudo para a prática do bem comum e para a preocupação com o próximo. Gaudêncio destacou ainda o relevante papel dos homenageados para a credibilização e desenvolvimento das Romarias, conforme se tem vindo a assistir nos últimos anos.
Num espaço completamente lotado por romeiros, familiares e público em geral, o Movimento de Romeiros de S. Miguel, distinguiu pelo contributo e empenho nas Romarias Quaresmais: o Padre Agostinho Pinto, Padre Andrzej Grecki, Carlos Sousa Melo (a título póstumo), Norberto Melo Leite, Adriano Medeiros, Fernando Raposo Maré, Manuel António Pereira, Ildeberto Piques Garcia e Hermínio Sousa.
A noite terminou com uma atuação musical de Helena Oliveira, acompanhada ao piano e à viola clássica pelo maestro Carlos Frazão.