4.ª Edição do Festival “Fuso Insular” na Ribeira Grande
No passado fim de semana, decorreu, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, a 4.ª edição do festival “FUSO INSULAR – Mostra de Videoarte dos Açores”.
O vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, João Paulo Moniz, esteve presente, no sábado, na apresentação dos trabalhos realizados no âmbito do “Laboratório Imagem e Movimento”, um programa que pretende capacitar artistas locais com conhecimentos sobre a história da imagem em movimento e incentivar a criação dos seus próprios vídeos, sob orientação de Yuri Firmeza e André Laranjinha, personalidades de renome na área.
No total, foram apresentados oito vídeos de artistas das ilhas de São Miguel e da Terceira, e que abordaram diferentes temáticas, entre as quais, as questões insulares.
No domingo, deu-se lugar à estreia de uma nova vertente do festival, o “Ciclo de Cinema de Autor”, onde se exibiu duas obras da autoria de Yuri Firmeza, sendo que o filme “Agapanto Sísmico”, realizado, este ano, em São Miguel, conta a história das Cavalhadas de São Pedro.
O FUSO INSULAR surgiu em 2019 com o intuito de suprimir uma lacuna até então existente no panorama artístico dos Açores, nomeadamente a formação em artes cinematográficas, e procura divulgar a videoarte portuguesa e enriquecer a oferta cultural na região e o conhecimento geral da população, bem como a criação de novos públicos.