Visita de Estudo “Redescobrir os passos de Gaspar Fructuoso na Ribeira Grande”
Na passada sexta-feira, a Câmara Municipal da Ribeira Grande acolheu duas turmas do 10.º ano de escolaridade do Colégio do Castanheiro, que visitaram a cidade com o intuito de conhecer o roteiro cultural que a autarquia desenvolveu para assinalar os 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso.
A visita de estudo foi orientada pela Chefe de Divisão de Cultura, Juventude e Desporto da autarquia, Dr.ª Sónia Moniz, tendo-se procurado apresentar a toponímia do centro histórico da cidade, bem como o seu património arquitetónico, através da visita a alguns dos locais que o historiador açoriano relata nas suas crónicas.
Neste sentido, o roteiro iniciou-se junto à estátua de Gaspar Fructuoso, com a apresentação da história do autor da obra “Saudades da Terra” e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, onde foi vigário durante 26 anos. Posteriormente, tiveram oportunidade de observar elementos arquitetónicos, como a Janela Manuelina, de influência renascentista e considerada um vestígio arqueológico, e a Igreja do Espírito Santo ou Senhor dos Passos, local indicado pelo cronista como sendo “ermida do Espírito Santo” e um “sprital para pobres e doentes”.
Seguiu-se uma explicação, in loco, da construção da Ponte Paraíso e respetivo jardim, e a relevância dos moinhos/levadas no quotidiano dos ribeiragrandenses. A visita terminou no edifício principal da Câmara Municipal, onde os alunos conheceram o Salão Nobre, com destaque para o painel de azulejo dedicado a Gaspar Fructuoso, e a Torre Sineira.
Durante todo o percurso, foi possível estabelecer-se uma aproximação entre o passado e o presente, com especial enfoque para a importância que a Ribeira Grande assumiu no desenvolvimento da ilha de São Miguel.