Ribeira Grande Recebe Filarmónica do Concelho de Cascais

A Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, do concelho de Cascais, foi recebida nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio e pelo vereador com o pelouro da cultura, José António Garcia, no passado dia 18 de agosto.

A receção inseriu-se no programa de comemoração dos 65 anos da filarmónica Aliança dos Prazeres, do Pico da Pedra, que convidou aquela banda para um intercâmbio cultural entre as duas instituições.

“As nossas filarmónicas são verdadeiras escolas da cultura popular, merecendo todo o nosso apoio e consideração pelo importante trabalho de dinamização nas suas comunidades.” referiu Gaudêncio, congratulando a filarmónica Aliança dos Prazeres pelo vasto programa cultural das comemorações dos 65 anos de atividade.

O autarca deu as boas-vindas à filarmónica oriunda do concelho de Cascais, destacando as mais-valias dos intercâmbios culturais: “A troca de conhecimentos entre duas filarmónicas é sempre importante para o aperfeiçoamento de técnicas musicais, mas o mais importante é a convivência entre todos e os contatos que ficam.”

Após a receção a Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira atuou no Largo Hintze Ribeiro.

Foi fundada em 1938 e tinha como objetivos instruir, beneficiar e recrear os associados onde nasceu uma escola de música, da qual, sairiam os músicos que, a 29 de outubro do mesmo ano, protagonizaram a primeira atuação da então designada Tuna da Sociedade, percursora da Banda de Música. A Banda Filarmónica surge em 1963 e conta atualmente com 50 executantes.