Ribeira Grande Prevê Investir 50 Milhões de Euros na Estratégia Local de Habitação
Na passada quinta-feira, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, recebeu, em audiência, os deputados da Assembleia Legislativa dos Açores, Jaime Vieira e Vitória Pereira, para divulgar a Estratégia Local de Habitação da Autarquia.
O documento, entretanto já aprovado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), identifica cerca de 500 agregados familiares em situação de carência de habitação no concelho, pelo que, para Gaudêncio, “A habitação é uma prioridade para nós. Tudo faremos para colmatar as necessidades, no entanto, esse trabalho terá que ser feito em rede por forma a chegarmos mais depressa àqueles que verdadeiramente necessitam de uma habitação própria”.
Como soluções, o documento aponta a necessidade de construção de 80 novas moradias, as quais representam um investimento na ordem dos 10 milhões de euros, assim como a reabilitação de 280 moradias pertencentes à Autarquia (de um universo de 500 moradias), num montante estimado de 40 milhões de euros.
Para além dessas soluções, a Autarquia prevê a construção de cerca de 100 novas moradias unifamiliares, numa parceria com a Cooperativa de Habitação “Nossa Vila Nossa Casa”, que contempla a cedência de terrenos urbanos para o efeito, na freguesia de Santa Bárbara e vila de Rabo de Peixe.
Alexandre Gaudêncio destacou, ainda, o empenho do Governo Regional dos Açores, através da Vice-Presidência e da Direção Regional da Habitação, na resolução do empreendimento de Trás-os-Mosteiros, na freguesia de Matriz, o qual irá permitir colocar no mercado 52 novos apartamentos em regime de renda acessível, estimando-se que as obras se iniciem no decorrer do presente ano.