Ribeira Grande Pretende Aproximar a População Sénior às Políticas Públicas

Decorreu, ontem, na Biblioteca Municipal Daniel de Sá, a apresentação do projeto “+VOZ: Envelhecer com Dignidade” promovido pela Associação Novo Dia, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, e que visa melhorar a qualidade de vida da população sénior do concelho, através da implementação de estratégias e soluções que lhes garantam a oportunidade de envelhecer com dignidade.

Na ocasião, marcou presença o secretário de vereação da Autarquia Ribeiragrandense, André Pontes, o qual congratulou os responsáveis do projeto e agradeceu a presença de todos os participantes dos diversos Centros de Dia e Convívio da Ribeira Grande.

Dado que uma das premissas do projeto tem subjacente a criação de um Orçamento Participativo Sénior e um Conselho Municipal Sénior, na sua intervenção, André Pontes procurou estabelecer um paralelismo entre os atuais programas que a Câmara Municipal dispõe para promover uma aproximação democrática dos jovens aos centros de decisão, e os programas que se pretende criar para adequação das políticas públicas às reais necessidades da população com mais de 65 anos de idade.

“A criação de um Orçamento Participativo Sénior poderá ser uma ferramenta muito importante para a melhoria da vida dos cidadãos seniores do concelho, ajudando assim a Câmara Municipal da Ribeira Grande a melhorar as suas políticas e qualidade de vida dos munícipes”, disse André Pontes.

De igual forma, o secretário de vereação deu nota da importância dos Conselhos Municipais na construção de uma melhor sociedade, os quais têm por base a auscultação das necessidades da população com vista à sua satisfação, neste caso em concreto da população sénior, valorizando-se, assim, os processos participativos.

A terminar o seu discurso, André Pontes desejou, em nome da autarquia, um feliz Dia Internacional da Mulher a todo o público feminino presente no evento.