Ribeira Grande prepara candidatura a Capital Europeia da Juventude

29032018 1

A Ribeira Grande está a preparar-se para se candidatar a Capital Europeia da Juventude no ano de 2022, pretensão assumida pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, no último Conselho Municipal de Juventude, encontro que juntou cerca de trinta conselheiros no Teatro Ribeiragrandense.

“A pretensão da nossa candidatura assenta no facto de sermos o concelho mais jovem do país e reunirmos um potencial de crescimento que se tem cimentado ao longo dos últimos anos. Hoje, a juventude da Ribeira Grande, é mais activa, mais empreendedora e isso tem-lhe permitido abraçar novos desafios”, explicou Alexandre Gaudêncio.

Contudo, o autarca entende que ainda existem dificuldades a superar e que a candidatura a Capital Europeia da Juventude poderá ajudar a alavancar. “O desemprego jovem é, ainda hoje, um problema na Ribeira Grande, bem como a educação e a qualificação profissional.”

Alexandre Gaudêncio recordou que “a Câmara tem vindo a trabalhar no sentido de proporcionar melhores condições de vida aos jovens do concelho” e espera que a candidatura a Capital Europeia da Juventude possa contribuir para “realçar o orgulho de ser ribeiragrandense e motivar mais jovens a lutarem pela prossecução dos seus objetivos pessoais e profissionais.”

Foi em novembro de 2004, na Declaração de Roterdão, que os jovens exigiram mais iniciativas e estratégias de promoção das políticas juvenis, tendo sido adotada, em 2007, pelo Conselho de Membros do Fórum Europeu da Juventude, uma resolução sobre as CEJ (Capital Europeia da Juventude).

Entre os objetivos constam o fortalecimento das relações entre as instituições europeias e as populações locais, o fomento da participação jovem em iniciativas locais ou europeias ou a capacitação dos jovens para adotarem uma postura mais pró-ativa na socidade em que estão inseridos.

No Conselho Municipal de Juventude da Ribeira Grande foi também apresentada a intenção da autarquia em criar um Cartão Jovem Municipal que dará descontos em bens e serviços aos jovens do concelho.

Outro dos pontos debatidos foi a adaptação da antiga escola Central a Casa das Associativa. Ou seja, depois da desistência do vencedor do concurso para transformar o espaço em hotel de charme, a Câmara da Ribeira Grande, proprietária do imóvel, pretende que seja um espaço que sirva as associações de jovens, sendo que no piso superior serão instaladas camaratas de apoio aos grupos que visitam a Ribeira Grande.