Reabilitação do espaço Público do largo das Freiras e de Criação da Praça do Emigrante

A Operação incide sobre duas áreas distintas da cidade da Ribeira Grande: o Largo das Freiras, localizado no centro histórico, e a Praça do Emigrante, junto à zona do Monte Verde.

O Largo das Freiras constitui um dos principais espaços públicos da cidade, delimitado por frentes edificadas que integram imoveis de valor patrimonial e alguns equipamentos de referência, apresentando sinais de degradação e de obsolescência, sobretudo ao nível dos pavimentos e mobiliário urbano.

A Praça do Emigrante enquadra-se na estratégia de requalificação do espaço público da cidade da Ribeira Grande, com a criação de um ponto de referência e com forte simbolismo (relação da comunidade açoriana com a sua diáspora) que se assume como elemento de destaque na ocupação e vivência urbana.

A requalificação do Largo das Freiras (com uma superfície de intervenção de cerca de 4.410 m2) vem potenciar a sua utilização e a relação com o conjunto envolvente. Para além da beneficiação dos espaços verdes e de permanência, prevê-se também o reordenamento do estacionamento e a revisão da circulação viária e pedonal. Localizada junto à Av. Dr. José Nunes da Ponte, a Praça do Emigrante vem reforçar o papel daquele eixo viário enquanto elemento urbano estruturante e porta de entrada na cidade.

O tratamento paisagístico deste espaço (com uma superfície de intervenção de cerca de 4.310m2) assegura a articulação com os equipamentos envolventes, como o Centro de Arte Contemporânea e o futuro parque verde, contribuindo para requalificação e valorização desta zona da cidade.

Código da Operação: ACORES-06-2316-FEDER-000028
Objetivo Principal: Melhorar a qualidade do ambiente urbano dos Açores