Projeto de Modernização Administrativa – Inteligente e Eficiente
O aumento significativo dos postos de trabalho, a exigência cada vez mais significativa de recursos por parte das novas aplicações (sistema de Gestão Integrada) aliadas à necessidade de disponibilização contínua dos serviços eletrónicos para os munícipes e serviços administrativos, obriga à modernização dos servidores, optando pela aquisição de novos equipamentos e software utilizando a tecnologia de virtualização, bem como o desempenho de algumas tarefas que exigem computadores com elevado desempenho, caso dos que estão associados a Sistema de Informação Geográfica-SIG.
A evolução das aplicações que exigem maior largura de banda, o aumento dos postos de trabalho e a necessidade de economizar equipamentos e disponibilizar novos serviços, implica a instalação de redes informáticas eu suportem partilha de componentes utilizados por vários computadores, tais como impressoras, digitalizadores, servidores, etc. Para além disso e de forma a melhorar o contato com o munícipe, esta rede vai permitir a instalação de equipamentos VOIP (voz sobre IP) garantindo mais rapidez e qualidade no atendimento, tirando proveito das funcionalidades destas tecnologias atuais.
Gestão Documental Integrada (My Doc).
Uma das principais prioridades da edilidade a curto prazo, é a simplificação de processos e garantir o acesso à informação, é uma solução abrangente e transversal a todos os sectores de actividade e dimensão do organismo. Foi concebido para corresponder aos requisitos que se exigem das modernas soluções de gestão documental e de processos. Alia a simplicidade e facilidade de utilização a um conjunto de novas capacidades e requisitos de conformidade legal (arquivo digital, assinatura digital de documentos, etc.) O MyDoc suporta toda a atividade da organização, oferecendo a todos os colaboradores (incluindo o executivo, dirigentes e decisores) a capacidade de gerir e pesquisar toda a documentação que entra e sai da organização, de uma forma segura e acessível, em qualquer lugar.
O MyDoc permite acompanhar e visualizar o circuito de toda a documentação e pedidos, desde a sua criação até à conclusão do facto que originou, reunindo, num só local, todos os fluxos de tramitação, informação e documentos dispersos por diferentes soluções, assegurando assim a sua gestão simplificada, integrada e ágil. Esta informação é posteriormente disponibilizada aos munícipes através do acesso online no portal do município.
Equipamento para Invisuais, para Dotação da Central Telefónica
Computador com ecrã, uma linha Braille, bem como a máquina de escrever Braille, vão beneficiar não só as funções do telefonista, mas, sobretudo, vão contribuir para que os munícipes sejam mais rapidamente atendidos e encaminhados para os departamentos corretos de forma a resolverem os seus assuntos. Este equipamento para o telefonista principal (invisual) da câmara municipal é de extrema importância para a sua autonomia e prestação de melhor serviço aos munícipes e restantes pessoas que contactam a autarquia via telefone, bem como para os serviços internos.
Pontos de Informação (InfoPoint´s).
Este investimento surge com intuito principal de aproximar a população/munícipes às novas tecnologias como forma de garantir a sua plena integração na sociedade digital, diminuindo a infoexclusão. Serão desenvolvidas ferramentas que prestem este apoio, bem como sirvam de meio comunicativo entre a administração publica e a sociedade civil e empresarial. Neste sentido serão instalados 5 pontos de informação criando o “Espaço Cidadão” dedicado à divulgação e consulta de serviços camarários. Com esta divulgação pretende-se aproximar e agilizar os processos e serviços disponibilizados pelo município, num equipamento Infopoint interativo, localizado em espaços públicos e acessível a todos os cidadãos. Promove-se também o património arquitetónico, cultural e natural do concelho, os locais de interesse turístico e os serviços prestados por empresas do concelho. Toda a informação consultada, desde os serviços camarários aos pontos de interesse, poderão ser encaminhados para o email do utilizador.
Complementarmente, esta ferramenta será aplicada a equipamentos móveis Smartphone e Tablets que irão prestar toda a informação necessária aos utilizadores sobre os pontos assinalados e irá permitir efetuar trajetos a estes locais com navegação via GPS.
Estes pontos de informação estão ligados à intranet da câmara e não permitem navegação na World Wide Web, também não disponibilizam sinal wireless.
Custo total: 238.885,51 €
Taxa de cofinanciamento: 85%
Comparticipação (FEDER): 201.860,62 €
Participação do beneficiário: 35.622,46 €