Orçamento Participativo Jovem regista forte adesão por parte da Comunidade Escolar

Realizou-se, hoje, no Teatro Ribeiragrandense a sessão pública de apresentação de propostas da 4.ª edição do Orçamento Participativo Jovem da Ribeira Grande (OPJRG), na qual estiveram presentes cerca de 270 alunos das diversas escolas do concelho, assim como os vereadores da Câmara Municipal, José António Garcia e Cátia Sousa, e os elementos da equipa técnica associada a este programa.

José António Garcia, na sua intervenção, congratulou todos proponentes pelas propostas apresentadas, tendo destacado a adesão, cada vez maior, dos jovens do concelho, em idade escolar, a esta iniciativa.

O edil apelou ainda a que todos os jovens participem na fase do OPJRG que se segue, nomeadamente a votação das propostas, a ocorrer entre 22 de maio e 22 de junho, dada a importância deste programa na promoção da participação cívica dos mesmos, aquando da elaboração do orçamento municipal e no desenvolvimento das políticas públicas para a juventude.

No total, foram submetidas 18 propostas que se inseriram nas temáticas da Educação e Formação, Empreendedorismo, Desporto, Orientação profissional e Cultura. A edição deste ano contemplou um orçamento de 60 mil euros, a ser aplicado em 4 projetos vencedores das áreas escolares do concelho, ao nível do ensino do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, secundário e profissional.

Para além do formato presencial, a sessão pública foi transmitida online, através das redes sociais da Autarquia, por forma a permitir que mais alunos, e a população em geral, pudessem assistir e, assim, ficar a conhecer todas as propostas submetidas.