Museu Municipal da Ribeira Grande | Peça do Mês

Os discos em goma-laca1, cuja criação data de 1870, é atribuída ao inventor alemão (naturalizado americano) Émile Berliner, também inventor do gramofone. Estes funcionavam a 78 rotações por minuto e viriam a ser substituídos por discos em vinil2, no ano de 1948 por uma equipa liderada pelo engenheiro Peter Carl Goldmark.

Fabricados através de processos eletromecânicos, os discos de vinil, também conhecidos como discos fonográfico, foram introduzidos pela empresa Columbia Records no formato LP (long play) com a velocidade de 33 e 1/3 rotações por minuto, um diâmetro de 12 polegadas, que conseguia albergar 45 minutos de som entre os dois lados do disco, o que era uma incrível melhoria comparado com os discos de goma-laca. Em 1949, a empresa Victor RCA introduziu o EP (extended play), um disco com 45 rotações por minuto, diâmetro de 7 polegadas, que ofereciam 15 minutos de som entre os dois lados.

O mercado do vinil atingiu o seu auge na década de 1980. Porém, e ainda nas décadas de 80 e 90, com o aparecimento primeiro das cassetes e depois dos CDs, os discos de vinil chegaram a ser considerados obsoletos e o seu fim parecia definitivo. Assumindo o estatuto de símbolo de nostalgia dos entusiastas da música, em 2014, as vendas de vinis voltaram a crescer 50%. De acordo com o The Wall Street Journal, naquele ano, foram vendidos 9,2 milhões de LP’s, um crescimento de 53% em relação a 2013.

De acordo com o pesquisador alentejano José Moças “A primeira gravação feita em Portugal chama-se Cantos do Minho, pertence à Banda da Guarda Municipal do Porto, data de Outubro ou Novembro de 1900 e foi produzida por William Darby.”

Os discos expostos fazem parte de uma coleção composta por 192 vinis, maioritariamente das décadas de 70 e 80 do séc. XX, pertencentes ao Fundo do Sr. Albano Cordeiro, escriturário da Casa da Lavoura do Concelho de Ribeira Grande, falecido em 1964, em depósito no Arquivo Municipal da Ribeira Grande.

1 Espécie de resina que, ao passar pelo processo de prensagem, formava um disco rijo, vítreo e extremamente frágil.

2 Material plástico chamado de policloreto de vinila.