Modernização Administrativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande – Desmaterialização de Processos

Este Projeto é uma aposta do Município da Ribeira Grande na melhoria do acesso às TIC´s por parte dos diversos agentes locais, bem como a sua utilização generalizada pelos Munícipes. A solução Mynet ao nível da intranet implementa um conjunto de funcionalidade úteis para o colaborador: Self-service de recursos humanos (consulta a dados pessoais, vencimentos, marcação de férias, justificação de faltas, pedido de certidões e declarações, etc.); Aprovisionamento (pedidos de fornecimento, requisições internas, acompanhamento dos pedidos, etc.).
Disponibiliza também as etapas e atividades relacionadas com o processo de avaliação de desempenho da organização (SIADAP123). Entre outras, permite que o colaborador aceda e preencha online a sua ficha de autoavaliação, ou que acompanhe o seu desempenho no âmbito do processo de avaliação.
Partilha de informação e do conhecimento dentro da organização, promovendo a desmaterialização e a redução dos custos com o papel e com a comunicação interna.
Este Projeto contempla também uma ação que visa o reforço do Serviço Público Online disponibilizado pelo Município (Serviços Online) que se traduz numa suite que disponibiliza aplicações, funcionalidades e conteúdos orientados para a interação com os Munícipes e clientes, disponibilizando, via internet, as potencialidades do balcão único de atendimento. Com esta ação aprofunda-se as integrações e agilização inter-aplicacionais, implementa-se serviços online responsivos, cria-se formulários inteligentes para o serviço de processos de obras e implementa-se o pagamento on-line através de geração de referência multibanco (Conector de Faturação Eletrónica e Conector AIRCPAY). Como forma de potenciar a integração plena dos cidadãos e a melhoria substancial da relação entre o Município, os cidadãos e os agentes económicos, no âmbito do projeto avançou-se para o desenvolvimento / disponibilização de uma plataforma e-citizen (OurCity). Com esta ação disponibiliza-se uma aplicação móvel cujo intuito será tornar o Município mais acessível, mais interativo, mais próximo dos seus stakeholders. Através desta aplicação pode-se partilhar informação muito diversa, como ocorrências da proteção civil, noticias, alertas meteorológicos, eventos culturais entre outros. O munícipe passará a ter oportunidade de colaborar ativamente na melhoria do Município, participando ocorrências registadas no Concelho, utilizando a app para comunicar a leitura da água, consultar a sua faturação, etc.
Código da Operação: ACORES-06-1911-FEDER-000032
Objetivo Principal: Reduzir custos de contexto através do reforço da disponibilidade e fomento da utilização de serviços da Administração Pública e melhorar a eficiência da administração.
Entidade Beneficiária: Câmara Municipal da Ribeira Grande
Custo Total Elegível: 53.075,16 €
Taxa de cofinanciamento: 85%
Comparticipação (FEDER): 45.113,89 €
Participação do beneficiário do custo elegível: 7.961,27 €
