Livro “O Guirilampo” é uma viagem ao mundo dos afetos
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na cerimónia do lançamento do livro “O Guirilampo”, de Sónia Sousa, evento que teve lugar na biblioteca municipal Daniel de Sá e que contou com a dramatização da estória que pode ser lida no livro.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio enalteceu a opção de Sónia Sousa em “lançar o seu segundo livro na Ribeira Grande, momento que nos orgulha e que estamos disponíveis para repetir no futuro quando o seu terceiro livro estiver concluído.”
“O Guirilampo” é a segunda obra da autora natural da freguesia da Lomba da Maia e atualmente a trabalhar e a viver em Braga. Sónia Sousa, que atualmente reside e trabalha na cidade de Braga, é encenadora, dramaturga, atriz e formadora na área de teatro e técnica vocal. Desde 2010 que desenvolve e realiza projetos de teatro musical.
Neste livro, a autora retrata a estória de um grilo já muito velhinho que tem uma missão muito importante na floresta a que chamam floresta dos cogumelos.
É um livro de literatura para a infância com ilustrações em aguarela, cuja harmonia entre texto e cor se fundem, absorvendo o leitor numa viagem única ao mundo dos afetos.
Aborda a morte, não como um fim mas como uma transformação, sendo que a palavra (morte) não está escrita no livro. Fala sobre a solidão, a velhice e, acima de tudo, sobre a amizade verdadeira que permanece além da despedida de quem vai “ressonhar” para sempre.