Lena Gal expõe “Guardiãs” na Casa do Arcano
Inaugura no próximo dia 8 de março, às 19.30 horas, na Casa do Arcano, na Ribeira Grande, a exposição de pintura “Guardiãs”, da artista Lena Gal, mostra que apresenta ao público quinze telas, podendo ser visitada até 8 de maio do corrente ano.
Nascida em São Miguel, Lena Gal apresenta um percurso com um estilo intimista e muito próprio, caracterizando-se por um marcante simbolismo em que o elemento feminino, na sua relação com a natureza e o mundo, ocupa o papel central.
Participou em inúmeras atividades pedagógicas, das quais se destaca animação em expressão plástica em escolas do ciclo preparatório básico e atelier’s de tempos livres. Foi monitora no programa “Artes e Ofícios” do Projeto Socioeducativo do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa e fez vários workshops de arte no Liceu Durffe, na Escola Secundária Bishop Connolly e na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América.
Expõe desde 1987 em mostras individuais e coletivas em Portugal, Espanha, França, Itália, Finlândia, México, Argentina, Emiratos Árabes Unidos e nos Estados Unidos da América.
A sua obra está representada na Casa Lena Gal, espaço de exposição permanente na Ribeira Grande, titulada pela Câmara Municipal, assim como em centros culturais, museus, instituições estatais e coleções particulares em Portugal, Estados Unidos da América, Áustria, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Dinamarca, México e Brasil.
Em simultâneo, estará patente no Museu da Emigração Açoriana uma exposição com histórias e fotografias sobre a mulher açoriana, uma iniciativa da Associação dos Emigrantes Açorianos em colaboração com a Câmara da Ribeira Grande e o Museu da Emigração Açoriana.
Trata-se de um trabalho que apresenta histórias e fotografias sobre a mulher açoriana, com a particularidade de mostrar as realidades das mulheres açorianas nos Açores durante o século vinte mas, também, das mulheres que emigraram a partir dos anos cinquenta do século passado.
As histórias relatam momentos caricatos e difíceis, mas também demonstram a capacidade da mulher em superar os maiores desafios, quer nos Açores ou quando, posteriormente, emigraram para os EUA e Canadá. Uma viagem sobre a mulher açoriana e os seus desafios.
A exposição é composta por cinco painéis, pode ser montada no exterior ou interior e dada a itinerância da mesma está disponível para quem a quiser receber, devendo os pedidos ser formalizados pelo e-mail aeazores@gmail.com.