“Guardiãs” em exposição na Casa do Arcano até 8 de maio

11032019 1

Está patente na Casa do Arcano, na Ribeira Grande, a exposição de pintura “Guardiãs”, da artista Lena Gal, mostra que apresenta ao público quinze telas que podem ser apreciadas até 8 de maio do corrente ano. A inauguração teve lugar na passada sexta-feira, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, a vice-presidente da Câmara da Ribeira Grande, Tânia Fonseca, e o vereador da Cultura, Filipe Jorge, enalteceram a qualidade do trabalho apresentado pela artista e destacaram a atenção da mesma em dar visibilidade à mulher pescadora.

Nascida em São Miguel, Lena Gal apresenta um percurso com um estilo intimista e muito próprio, caracterizando-se por um marcante simbolismo em que o elemento feminino, na sua relação com a natureza e o mundo, ocupa o papel central.

Participou em inúmeras atividades pedagógicas, das quais se destaca animação em expressão plástica em escolas do ciclo preparatório básico e atelier’s de tempos livres. Foi monitora no programa “Artes e Ofícios” do Projeto Socioeducativo do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa e fez vários workshops de arte no Liceu Durffe, na Escola Secundária Bishop Connolly e na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América.

Expõe desde 1987 em mostras individuais e coletivas em Portugal, Espanha, França, Itália, Finlândia, México, Argentina, Emiratos Árabes Unidos e nos Estados Unidos da América.

A sua obra está representada na Casa Lena Gal, espaço de exposição permanente na Ribeira Grande, titulada pela Câmara Municipal, assim como em centros culturais, museus, instituições estatais e coleções particulares em Portugal, Estados Unidos da América, Áustria, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Dinamarca, México e Brasil.