Gaudêncio destaca regresso do Campeonato Nacional de Surf à Ribeira Grande

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudencio, destacou esta manhã a importância do regresso de uma etapa do campeonato nacional de Surf à Ribeira Grande.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da prova, que decorreu esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho da autarquia, Gaudêncio evidenciou o esforço que tem vindo a ser desenvolvido para promover o Surf.

“Mais do que uma marca, acreditamos que o Surf poderá potenciar a nossa economia local e a atratividade da nossa cidade. É por isso importante aproveitar a visibilidade destes eventos para divulgar a nossa terra” referiu o autarca.

O Allianz Ribeira Grande Pro é a penúltima etapa do Nacional de Surf, que regressa à Ribeira Grande 13 anos depois e que conta com nomes como Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot, que se poderá consagrar campeã nacional este fim-de-semana.

Gaudêncio evidenciou ainda o trabalho que a autarquia pretende realizar, ao nível da sustentabilidade ambiental, através do projeto “Save the Waves”.

“Cada vez mais temos que ter consciencialização ambiental. A proteção das nossas ondas e a preservação ambiental devem fazer parte do nosso quotidiano, despertando essa consciência nos mais novos. Um dos nossos grandes objetivos é termos uma reserva mundial de Surf e para isso estamos já a trabalhar em parceria com a Associação de Surf da Terceira e com a Associação dos Açores de Surf e Bodyboard”, mencionou o presidente da Câmara Municipal.

A prova começa esta sexta-feira, dia 24 de junho, na praia do Areal de Santa Bárbara e termina no domingo com a coroação dos vencedores, onde estará o prémio de melhor onda da etapa, através do prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina.

Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Ribeira Grande aos melhores surfistas locais.