Gaudêncio destaca ligação entre a Ribeira Grande e o Canadá
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, esteve presente na cerimónia evocativa do Dia de Portugal, organizada pela Associação dos Emigrantes Açorianos, que também serviu para assinalar os 70 anos de relações diplomáticas entre Portugal e Canadá.
Durante a sua intervenção, o presidente da autarquia realçou as parcerias que a Ribeira Grande tem com várias cidades canadianas, em particular com a cidade de Laval, que é cidade irmã da Ribeira Grande, e Brampton, cidade onde costuma haver um convívio entre ribeiragrandenses que reúne centenas de pessoas.
“A emigração tem um papel especial no nosso concelho. Para além do Museu da Emigração, temos a Praça do Emigrante que marca, simbolicamente, o nosso afeto para com todos os que saíram da sua terra natal à procura de melhores condições de vida”, afirmou o autarca.
Ainda, durante a cerimónia, Gaudêncio destacou o papel do Canadá como país acolhedor de ribeiragrandenses, o que tem permitido uma rápida integração dos mesmos no meio, sendo por isso um país amigo dos Açores.
Marcaram também presença na cerimónia representantes da embaixada do Canadá em Portugal, em representação do presidente do Governo Regional dos Açores, Luís Freitas, os Consulados do Canadá e dos Estados Unidos da América nos Açores, o vereador da Cultura, Juventude e Desporto, José António Garcia, o presidente da Junta de Freguesia da Matriz, André Mendonça, e o secretário da Junta de Freguesia da Conceição, Pedro Pavão.