Prémio Literário

O Prémio Literário “Gaspar Fructuoso” é um concurso promovido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande com o propósito de conferir uma maior relevância ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Gaspar Fructuoso, figura proeminente da história dos Açores e de relevo internacional, com particular importância para o concelho da Ribeira Grande.

Este pretende dinamizar a investigação e a produção literária no e sobre o concelho da Ribeira Grande, galardoando, anualmente, o autor ou autores da melhor investigação ou obra literária que contribua para a valorização, dignificação, engrandecimento e projeção do Município.

Para o ano em curso, a modalidade a concurso incide sobre a temática História, Património e Etnografia, podendo cada autor apresentar um máximo de dois trabalhos. Os trabalhos a concurso devem ser entregues junto do Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal da Ribeira Grande, ou através de correio postal registado para a morada da Autarquia (morada indicada no regulamento) e dirigidos ao Júri do Concurso. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite para a entrega dos trabalhos.

A decisão do Júri será tomada no prazo máximo de noventas dias, contados a partir da data fixada para a entrega dos trabalhos, e os prémios serão entregues em cerimónia pública, durante a realização das Festas da Cidade da Ribeira Grande.

As inscrições estão abertas a partir do dia 6 de janeiro até às 16h00 do dia 10 de março de 2023, com um prémio de natureza pecuniária, no valor de três mil euros, atribuído diretamente ao autor da obra premiada.

Consulte o regulamento aqui.

Formulário de candidatura.