João P. M. Dâmaso Moniz
Data de Nascimento: 8 de novembro de 1986
Naturalidade: Ribeira Seca, Ribeira Grande
Licenciado em: Engenharia Civil
Mestrado em: Engenharia e Gestão da Construção e em Gestão de Empresas (MBA).
João P. M. Dâmaso Moniz, nasce a 8 de novembro de 1986 na freguesia de Ribeira Seca, concelho de Ribeira Grande, tendo iniciado os estudos na escola primária local.
Prossegue estudos na, então, escola Gaspar Frutuoso e posteriormente na escola Secundária da Ribeira Grande. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, mestre em Engenharia e Gestão da Construção, com dissertação subordinada ao tema “Caracterização física e mecânica de betões com incorporação de agregados grossos reciclados” e mestre em Gestão de Empresas (MBA), com a dissertação subordinada ao tema “Modelo de avaliação de frações habitacionais na cidade de Ponta Delgada – abordagem hedónica” ambos pela Universidade dos Açores. Em setembro de 2020 inicia o doutoramento em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico. É Técnico Superior de Segurança no Trabalho (CCP), Formador (CCP), Perito Avaliador de Imóveis pela C.M.V.M., Perito da lista oficial de Justiça e Perito Qualificado I (PQ-I), no âmbito do sistema de certificação energética (SCE). É, ainda, membro efetivo das Ordens dos Engenheiros Técnicos (OET) e dos Engenheiros (OE) e membro da Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários (ANAI).
Em termos profissionais desempenhou funções em várias empresas regionais no âmbito da sua área de formação base e complementar, tendo ainda exercido as funções de formador em escolas profissionais da ilha de São Miguel. É fundador do CEmpA Centro Empresarial dos Açores, S.U., Lda..
No âmbito associativo, no ano letivo 2003/2004, foi tesoureiro da Associação de Estudantes da Escola Secundária da Ribeira Grande, sendo atualmente associado da Pontilha e do Centro de Bem-Estar Jacinto Ferreira Cabido. Foi um dos sócios responsáveis pelo ressurgimento do Clube ADSP Atlético Desportivo de São Pedro, desempenhando o cargo de Presidente do Conselho Fiscal, entre 2016/2018. A 26 de abril de 2016 toma posse como vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (Associação Empresarial de São Miguel e Santa Maria), cargo que desempenhou até 12 de outubro de 2021. Em representação da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores integrou o conselho consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), para o mandato 2019/2022, bem como o conselho estratégico da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a comissão consultiva para acompanhamento do processo de alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores.
No âmbito autárquico, desempenhou o cargo tesoureiro da Junta de Freguesia da Ribeira Seca no quadriénio 2009/2013 sendo, a 29 de setembro de 2013, eleito Presidente da referida Junta de Freguesia, para o quadriénio 2013/2017 e a 1 de outubro de 2017, foi eleito, novamente, para o quadriénio 2017/2021. Foi ainda membro da Assembleia Municipal da Ribeira Grande (quadriénio 2013/2017 e 2017/2021) e membro do Conselho de Ilha de São Miguel.