Dia Internacional da Juventude

A Câmara Municipal da Ribeira Grande assinalou, na passada sexta-feira, o Dia Internacional da Juventude com várias atividades interligadas à temática “Solidariedade Intergeracional”, conforme definido pelas Nações Unidas.

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, esteve presente, de manhã, na Casa do Povo do Pico da Pedra a assistir a algumas das atividades promovidas pela autarquia, em colaboração com a Junta de Freguesia do Pico da Pedra e Casa do Povo do Pico da Pedra, que envolveram vários jovens e idosos.

“Com o tema deste ano pretendemos aproveitar o potencial de todas as gerações. A solidariedade entre as gerações é fundamental para o desenvolvimento sustentável, para que ninguém fique para trás”, referiu o autarca.

Ao longo do dia foram ainda desenvolvidas atividades nas Piscinas Municipais da Ribeira Grande, promovidas pela Junta de Freguesia da Matriz, e que tiveram como objectivo a sensibilização para a não discriminação baseada na idade.

Esta é uma questão insidiosa poucas vezes abordada na saúde, nos direitos humanos, e no desenvolvimento, tendo influência sobre as populações mais velhas e mais jovens, em todo o mundo.

Ainda, esta discriminação cruza com outras formas de preconceito, tais como o racismo e o sexismo, impactando as pessoas e impedindo as mesmas de alcançar o seu pleno potencial e contributo para com a comunidade.