Cientista regressou à Escola em São Brás e Porto Formoso
Numa iniciativa da Native Scientists, um programa educativo que se destina a promover a literacia científica e a redução de desigualdades nas comunidades, as escolas básicas do primeiro ciclo e jardins de infância de São Brás e Porto Formoso receberam durante o dia de ontem, 21 de março, a visita de João Medeiros Silva, porto-formosense e investigador em biofísica estrutural no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Boston, E.U.A., inserida no projeto “O cientista regressa à escola”, que ajuda igualmente a desmistificar o trabalho de um cientista, através da aproximação dos cientistas às crianças.
João Silva aproveitou esta viagem de visita à “terra-mãe” para falar aos jovens alunos do impacto da poluição na destruição dos corais de recife, nomeadamente através da acidificação dos mares por excesso de introdução de dióxido de carbono. Na aula teórico-prática, o biofísico aproveitou para explicar também o processo de acidificação e como medir o mesmo, face a produtos que todos utilizam diariamente.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na visita à escola de São Brás tendo afirmado que “é com imensa alegria que vimos um muito bem-sucedido ribeiragrandense voltar às suas origens para passar aos mais novos conhecimentos científicos, de forma simples e descomplicada, sobre assuntos tão prementes como o que aqui foi trazido”, disse.
“Estes projetos merecem o apoio da autarquia pois para além de se promover a construção de um currículo pessoal através da progressão dos estudos, pelo exemplo do João Silva e de outros, também se combate o insucesso e abandono escolar, assim como se promove a literacia científica e despertam-se novos interesses junto deste público escolar”, concluiu Alexandre Gaudêncio.
O programa Cientista Regressa à Escola é implementado pela Native Scientists contando com o apoio da Fundação Luso Americana e da Fundação la Caixa.