Cátia Sousa realça importância de uma Sociedade mais Inclusiva, Justa e Feliz

A vereadora da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Cátia Sousa, marcou presença na sessão de abertura da I Conferência Internacional do projeto StayOn, que se realizou na passada terça-feira, dia 4 de abril, no Museu do Tabaco da Maia.

Na sua intervenção, a edil parabenizou a organização pela pertinência do tema em discussão, destacando a importância da colaboração das várias entidades locais para o reconhecimento e intervenção ao nível da problemática associada aos jovens em situação NEET.

“A Autarquia da Ribeira Grande, de forma direta ou através dos seus parceiros, tem realizado e apoiado inúmeras iniciativas que possibilitem a criação de oportunidades para estes jovens, e reunido esforços para que os mesmos as aproveitem”, disse Cátia Sousa, fazendo ainda votos para que surjam mais ideias e projetos capazes de ajudar estes jovens a se assumirem como peças importantes de uma sociedade que se quer mais inclusiva, justa e feliz.

O Projeto Internacional “StayOn: a community-based and driven Project” tem como principal objetivo diminuir o desemprego juvenil nas áreas rurais, criando condições para que os jovens em situação NEET (que não estudam, nem trabalham) permaneçam nos seus territórios, através de novas oportunidades, benefícios, serviços e fornecimento de competências adequadas ao mercado de trabalho rural. Em Portugal, o projeto está a ser desenvolvido pela CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Também estiveram presentes no evento o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, e o presidente do Conselho de Administração da CRESAÇOR, Artur Martins.