Carlos Anselmo destaca investimentos na área do ambiente na Ribeira Grande
O vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, esteve presente na cerimónia do Eco-Escolas, na Escola Secundária da Ribeira Grande.
Na ocasião, o autarca enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas escolas, no que toca à consciencialização para a preservação do meio ambiente, sendo este um claro compromisso das novas gerações na adoção de hábitos mais amigos do ambiente.
Ainda, Carlos Anselmo referiu os vários investimentos feitos pela autarquia da Ribeira Grande neste âmbito nos últimos anos, tendo destacado o projeto de eficiência energética, que permite reduzir, em mais de 50%, os consumos de energia em vários edifícios públicos.
Foi implementada a troca de lâmpadas por tecnologia LED e feita a colocação de painéis fotovoltaicos, num investimento superior a 350 mil euros, o qual foi comparticipado, em 85%, por fundos comunitários.
“Para além dos investimentos realizados, pretendemos consciencializar para o consumo eficiente da água. Temos que ter em conta que este é um bem que tem que ser bem racionado para que nunca falte nas nossas casas e nas atividades empresariais”, apelou o autarca.
Anselmo anunciou ainda que a autarquia da Ribeira Grande pretende implementar, a partir de 2023, um sistema de recolha de resíduos orgânicos porta-a-porta, sendo este um projeto piloto na ilha de São Miguel e que tem como objetivo melhorar as metas de recolha seletiva, para que haja cada vez mais valorização dos resíduos produzidos.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande tem apoiado, anualmente, as escolas no programa Eco-Escolas, como forma de incentivar os alunos na adesão de boas práticas de preservação e consciencialização ambiental.
A autarquia tem sido galardoada, anualmente, com o prémio Eco-XXI, que atesta as boas práticas ambientais praticadas pela Associação Bandeira Azul da Europa.