Câmara promove sessão de esclarecimentos sobre Mynet e proteção de dados

02052018 1

A Câmara da Ribeira Grande promoveu uma sessão de esclarecimentos direcionada às juntas de freguesia do concelho com o propósito de informar e clarificar dúvidas em relação ao serviço Mynet, bem como os desafios que o novo regulamento geral de proteção de dados vai colocar às pessoas singulares e coletivas.

“O MyNet é um serviço de envio de SMS desenvolvido pela edilidade que proporciona um contato mais rápido e direto com os cidadãos, informando-os sobre o estado dos processos sempre que haja movimentações internas e respetiva situação, dispensando-se assim que as pessoas se desloquem à Câmara ou telefonem para saber em que ponto está determinado assunto”, explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande referiu que “esta solução de atendimento e de relacionamento com o cidadão centraliza todas as capacidades de prestação de serviço, independentemente do canal de atendimento (presencial, internet, telefónico, correio tradicional e eletrónico), oferecendo uma nova funcionalidade que disponibiliza aos munícipes maior celeridade nas respostas.”

A instalação do Mynet nas juntas de freguesia do concelho visa, sobretudo, “descentralizar serviços e permitir uma maior proximidade aos munícipes sem que estes tenham de se deslocar aos Paços do Concelho”, acrescentou Alexandre Gaudêncio.

A vereadora Cátia Sousa abordou o novo regulamento geral de proteção de dados, documento que entra em vigor no próximo dia 25. “Estamos cientes que a proteção das pessoas singulares relativamente ao tratamento de dados pessoais é um direito fundamental, pelo que a autarquia está a trabalhar na aplicação de um quadro de proteção de dados mais sólido e coerente com as decisões emanadas pela União Europeia”.

A Câmara da Ribeira Grande será a primeira nos Açores a aplicar a nova legislação. “Estamos a trabalhar por antecipação na salvaguarda dos interesses das pessoas individuais no que concerne à aplicação das novas regras do regulamento geral de proteção de dados”, explicou Cátia Sousa.