Câmara Municipal da Ribeira Grande avança com Plano de Combate ao Abandono e Absentismo Escolar

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, aquando da reunião ordinária do Conselho Local de Educação, que decorreu esta quarta-feira, dia 17 de novembro, no Teatro Ribeiragrandense.

O plano será feito ao longo do presente ano letivo, por uma equipa coordenada pela Associação Novo dia, de modo a entrar em vigor no próximo ano letivo. Esta medida insere-se como uma resposta ao número alarmante de casos de abandono e absentismo escolar, que nos Açores se situam na casa dos 28%, sendo estes dados muito superiores aos da média nacional, que registam os 10%.

“Apesar de não termos competência direita em termos de programas curriculares nas escolas, não podemos ficar de braços cruzados à espera que estes números melhorem. É por isso que pretendemos ser pioneiros num programa local para incentivar os nossos alunos a não desistirem da escola”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio.

Durante a reunião do Conselho Local de Educação, foram apresentadas algumas medidas que a autarquia tem já em vigor para o ensino, destacando-se os vários projetos extracurriculares, tais como a hipoterapia, a iniciação ao meio aquático, a expressão dramática, o ensino musical e a ciência divertida.

Ainda, foi dado destaque ao valor previsto para a atribuição de bolsas de estudo em 2022, no valor de 125 mil euros, um número recorde e que pretende ser um incentivo que os alunos da Ribeira Grande prossigam os estudos ao nível do ensino superior.