Câmara Municipal assina Protocolos com as Filarmónicas do Concelho
Decorreu ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Grande, a assinatura dos Protocolos de Financiamento do Plano de Atividades das Filarmónicas do concelho da Ribeira Grande.
Estes grupos têm sido alvo de uma especial atenção por parte da autarquia, por desenvolverem um trabalho preponderante em cada localidade onde estão inseridos, envolvendo várias gerações nas suas atividades culturais.
O referido protocolo prevê a transferência de 6000€ para cada uma das filarmónicas em atividade no concelho, contribuindo assim para a continuação do seu desenvolvimento.
Prevê ainda que as bandas façam dois serviços anuais para o município, ao abrigo do programa cultural da autarquia para 2024.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, anunciou outros apoios que as filarmónicas se podem candidatar, nomeadamente, obras de manutenção nas suas sedes, ou apoios para deslocações em eventuais intercâmbios fora da ilha.
Atualmente, o concelho da Ribeira Grande conta com 8 bandas filarmónicas em atividade, nomeadamente, a Filarmónica Lira do Divino Espírito Santo da Maia, a Filarmónica do Santíssimo Salvador do Mundo, na Ribeirinha, a Filarmónica Triunfo, na Matriz, a Filarmónica Voz do Progresso, na Conceição, a Sociedade Recreativa Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias, em Santa Bárbara, a Sociedade Filarmónica Progresso do Norte e Filarmónica Lira do Norte, ambas de Rabo de Peixe e a Filarmónica Aliança dos Prazeres, do Pico da Pedra.