Câmara da Ribeira Grande reforça segurança na obra de consolidação dos taludes na Maia

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, reuniu-se com o presidente da junta de freguesia da Maia, Jaime Rita, para fazer o ponto da situação relativamente às obras de consolidação dos taludes na estrada que liga a Maia à Lombinha da Maia.

Acompanhado pelo vereador Carlos Anselmo e pela equipa técnica que está a acompanhar a empreitada, Alexandre Gaudêncio realçou que “os trabalhos estão a decorrer de acordo com o caderno de encargos e com resposta positiva à derrocada que ocorreu, em janeiro último, numa das áreas de intervenção.”

Alexandre Gaudêncio explicou que, de acordo com o relatório efetuado, “a derrocada deveu-se ao volume anormal de pluviosidade nos dias anteriores ao evento, bem como aos trabalhos que estavam a decorrer para preparar a instalação de uma conduta de águas pluviais.”

“A derrocada provocou danos numa moradia próxima, felizmente sem feridos a lamentar porque estava desabitada”, acrescentou Alexandre Gaudêncio, mas devido ao sucedido a Câmara da Ribeira Grande vai “avançar com um concurso público, com caráter de urgência, para reforçar a consolidação da zona onde se verificou a derrocada, bem como construir um paredão em toda a área de modo a evitar a queda de detritos na via pública”, anunciou o autarca.

Esta nova empreitada representa um investimento de mais 250 mil euros ao custo inicial da obra e terá um prazo de execução de três meses. O concurso será lançado até ao final do corrente mês.

Recorde-se que esta obra era ansiada pela população local há mais de meio século, estando a decorrer a primeira fase da empreitada que prevê a consolidação dos taludes. A segunda fase, cujo concurso público será lançado até ao final do primeiro semestre do corrente ano, contempla o alargamento da via, construção de passeios e zona de drenagem de águas pluviais.