Câmara da Ribeira Grande lança concurso para melhorar eficiência energética em espaços públicos

A Câmara da Ribeira Grande vai lançar um concurso público para melhorar a eficiência energética em vários equipamentos públicos. O investimento, na ordem dos 332 mil euros, “prevê a substituição das lâmpadas existentes por novas de tecnologia LED”, explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da autarquia acrescentou que o investimento também contempla a “instalação de detetores de presença, comando astronómico para iluminação exterior e instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo.”

A intervenção de substituição da iluminação contempla, nesta fase, o Teatro Ribeiragrandense, o estádio municipal da Ribeira Grande, a ETAR de Rabo de Peixe, o GAM – Gabinete de Atendimento ao Munícipe, piscinas municipais da Ribeira Grande e a escola António Tavares Torres (Rabo de Peixe).

“Os imóveis escolhidos tiveram em conta a monitorização efetuada ao nível do consumo energético, optando-se por intervir nestes devido ao consumo excessivo detetado. Desta forma, conseguiremos reduzir os consumos e contribuir para a valorização ambiental”, realçou o edil.

O projeto está finalizado e conta com apoio a 85% de fundos comunitários através do Programa Operacional Açores 2020. O concurso público deverá ser publicado em breve em Jornal Oficial.