Câmara da Ribeira Grande investe na recuperação da Casa da Moagem

16042018 2

A inauguração das obras de recuperação da Casa da Moagem, na freguesia da Lomba da Maia, constitui “mais um passo dado pela Câmara da Ribeira Grande na reabilitação, preservação e conservação do património existente no concelho”, destacou o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio.

O edil presidiu à cerimónia de inauguração das obras de recuperação da Casa da Moagem e explicou o intuito da empreitada levada a efeito no local. “Este é um edifício que diz muito aos ribeiragrandenses, em especial à população da Lomba da Maia, pelo que não podíamos deixar de intervir na sua preservação.”

Alexandre Gaudêncio revelou que a “intervenção levada a efeito na Casa da Moagem segue a linha de promoção turística da Ribeira Grande através da recuperação e manutenção do edificado, ficando o espaço ao serviço da comunidade em geral.”

A Casa da Moagem será “mais um ponto de atração turística na Lomba da Maia mas também servirá a população local, principalmente os mais jovens, pois é neste local que irá começar a funcionar a escola de música, uma valência que a freguesia já necessitava e que vai movimentar dezenas de jovens”, acrescentou Alexandre Gaudêncio.

Construída no início da década de cinquenta do século XX para moer cereais, a Casa da Moagem “já não serve o propósito para que foi construída mas a Câmara da Ribeira Grande entendeu não deixar cair este património”, referiu o edil na cerimónia de apresentação, acompanhado pelos vereadores Filipe Jorge e Cátia Sousa e pelo presidente da junta de freguesia da Lomba da Maia, Alberto Ponte.