Alexandre Gaudêncio recebe Membros do Conselho Mundial das Casas dos Açores
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, recebeu esta manhã a comitiva do conselho mundial das Casas dos Açores, na Praça do Emigrante.
Após uma breve explicação daquela obra por Luís Silva e Rui Faria, da Associação dos Emigrantes Açorianos, o presidente da autarquia recebeu a comitiva no salão nobre dos Paços do Concelho, onde aproveitou para destacar a importância da temática da emigração para a cidade.
“Aqui, na Ribeira Grande, temos muito carinho pelos nossos emigrantes. Não é por acaso que temos cá a sede da Associação dos Emigrantes Açorianos, que tem trabalhado em estreita colaboração com o município, construímos a Praça do Emigrante, para ser uma verdadeira porta de entrada para quem nos visita, e temos o único museu dedicado à temática no país” referiu o presidente da autarquia.
Gaudêncio deixou ainda nota que pretende aprofundar ainda mais as relações com as diversas comunidades emigradas, através das casas dos Açores, que são uma excelente forma divulgar o concelho.
“Quer seja através dos acordos de geminação que temos com as nossas cidades irmãs, quer seja através da vossa ação diária, como responsáveis das Casas dos Açores, gostaria de lançar o repto para falarem da nossa terra e das excelentes condições que cá temos para nos visitarem, mas também para investirem”, mencionou o presidente da autarquia.
No final do encontro, Alexandre Gaudêncio entregou uma lembrança do município a cada casa dos Açores, como forma de perpetuar o momento, levando dessa forma uma recordação da Ribeira Grande para exporem nas respetivas sedes.
A assembleia geral do conselho mundial das Casas dos Açores reúne durante o fim-de-semana na ilha de Santa Maria, contando com a presença das 16 instituições que se encontram sediadas no Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Bermuda, Uruguai e Portugal.