Alexandre Gaudêncio destaca investimentos na Vila de Rabo de Peixe

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu à cerimónia de inauguração de um armazém para depósito de algas, localizado no Porto de Pescas de Rabo de Peixe, e ao lançamento de uma aplicação móvel, que pretende atrair mais turistas àquela vila piscatória.

Na sessão, o autarca destacou os investimentos que têm sido feitos para colocar a Vila de Rabo de Peixe e o concelho da Ribeira Grande no mapa turístico da ilha de São Miguel.

“Cada vez mais temos que passar uma imagem positiva da nossa terra. Estes investimentos devem ser valorizados porque irão permitir dar dignidade à atividade da apanha de algas, no que diz respeito ao armazém, e atrair turistas, dando a conhecer as mais valias de Rabo de Peixe através de uma aplicação para telemóveis”, afirmou Alexandre Gaudêncio durante a sua intervenção na cerimónia de inauguração.

As obras do armazém foram levadas a cabo pela Cooperativa Aqua e pelo Clube Naval de Rabo de Peixe, num investimento total de cerca de 300 mil euros. Estas foram cofinanciadas por fundos comunitários do Mar 2020 e apoiadas financeiramente pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, num valor de 25 mil euros.

O armazém irá ficar contíguo à sede do clube naval, tendo como objetivo a oferta de um espaço de armazenagem para as algas com condições para os seus produtores, sobretudo para que estes não tenham de armazenar as algas nas suas moradias, o que muitas vezes trazia algum desconforto nas suas habitações.

A aplicação móvel tem como objetivo dar a conhecer, in loco, as várias atividades da vila piscatória, fazendo com que os utilizadores tenham de percorrer as várias localizações definidas na aplicação, terminando o roteiro com uma degustação de produtos locais, que poderão ser apreciados no novo quiosque localizado no exterior do Clube Naval de Rabo de Peixe.

Marcaram também presença na cerimónia o presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, a vereadora, Cátia Sousa, o presidente da Cooperativa Aqua e do Clube Naval de Rabo de Peixe, Rúben Farias e representantes da Lotaçor e do projeto Mar 2020.