Acordo com a Cidade de Viana, no Brasil, Permite Projetar a Ribeira Grande Além Fronteiras
No final da semana passada, uma comitiva da cidade de Viana, do estado do Espírito Santo, no Brasil, liderada pelo seu “prefeito” Wanderson Bueno, esteve na Ribeira Grande para assinar um acordo de geminação.
Para Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia da Ribeira Grande: “Este acordo prevê diversas iniciativas, permitindo projetar a nossa terra além fronteiras. As questões culturais, que nos ligam por terem sido açorianos a fundar aquela cidade, mas a visão estratégica que a atual “prefeitura” está a implementar, são oportunidades que queremos agarrar.”
A cerimónia de assinatura coincidiu com um seminário internacional, promovido na incubadora InWave da Ribeira Grande, sobre a economia criativa e inovação, temas que foram debatidos pelos dois autarcas durante o evento e que reuniu oradores do Brasil e dos Açores.
“Tivemos cá representantes do Instituto Federal do Espírito Santo, que é uma das mais prestigiadas instituições de ensino do Brasil, e foi também assinado um acordo de cooperação com a Escola Profissional da Ribeira Grande para haver sinergias em formações que podem beneficiar ambos os territórios.” referiu Gaudêncio.
O desenvolvimento económico, através de investimentos internacionais, o comércio de bens e serviços e a importação e exportação de mão de obra fazem parte das intenções dos dois autarcas.
Viana foi fundada em 1813 por açorianos e faz parte da área metropolitana de Vitória, no estado de Espírito Santo, com cerca de 80.000 habitantes. As tradições açorianas, com as grandes festas em honra ao Divino Espírito Santo, ou as festas dos santos populares, são raízes açorianas que ainda hoje perduram naquela cidade brasileira.